O significado e a origem dos nomes

LETRA L

Laila: Árabe, significa formosa, bela, bonita. É extremamente amorosa e preocupada com o mundo ao seu redor. Sente necessidade de ajudar as outras pessoas e de ter uma vida familiar segura, e sem atritos. É a pessoa mais apaixonada. Quando ama é pra valer. Sua generosidade pode causar perdas irreparáveis.

Lais: Grego, quer dizer a democrática. Representa a superioridade de espírito sobre a atraente efemeridade das paixões inúteis. É próprio de pessoas que tem certa predisposição para a rebeldia perante as injustiças. Do grego "a democrática", do hebraico "a leoa".

Lana: Italiano , diminutivo de Helena, que vem do grego, helene, tocha. Faz alusão à fantasia e a timidez. É próprio de pessoas que tem um mundo anímico rico de imagens e de projetos. Por vezes, todavia, experimentam sensação de pudor quando são instados a manifestar suas opiniões.

Larissa: Grego: cheia de alegria.

Laura: Latim, significa coroa de folhas de louro. Diminutivo: Laurita. Variante: Lauriana. Nome de pessoas que se deixam dominar por sentimentos contraditórios. Preocupa-as a opinião dos outros, e são muito seletivas ao escolher companheiros, seja no jogo, no trabalho ou para toda a vida. Às vezes uma radical solidão os detêm.

Lauro: Do latim "vitória, louvor".

Lea: Anglo-saxão, significa campo verdejante. Queixa-se sempre de que não tem dinheiro, mas ele nunca falta porque costuma ser pessoa muita precavida, trabalha-se melhor em algo de que gosta.

Leandro: Do grego "homem-leão".

Leda: Latim, quer dizer alegre. Atenciosa, observa e analisa tudo o que acontece à sua volta. Por gostar de se sentir útil, está sempre disposta a oferecer ajuda. É romântica e espera encontrar no casamento a realização dos seus sonhos. Do latim "alegre, contente, jovial, risonha".

Leila: Árabe, significa negra como a noite. independente e determinada, trabalha ardentemente para conseguir o que deseja. Por isso, sabe dar valor ao que possui e não tolera desperdícios. Tende a ser feliz na maturidade, depois de muitas paixões.

Leilane: Havaiano, significa flor do céu. É desconfiada e observa detalhadamente as pessoas antes de se aproximar. Por ser muito seletiva, acaba fazendo poucas amizades. Costuma despertar grandes paixões, que normalmente são um pouco tumultuadas.

Lenita: Latim, significa suavidade. Encara a vida com seriedade e procura ser correta em tudo o que faz. Mas nem por isso deixa de aproveitar os bons momentos e curtir aventuras. Não lhe faltam boas oportunidades no amor, pois é muito cortejada.

Leonardo: Do alemão "homens fortes, forte como o leão".

Leonel: Do francês "leão novo, filhote de leão".

Leonor: Árabe, significa que a sua luz é o Senhor. Nome que indica predisposição para recorrer a um ser trancendente e superior quando se tem problemas muito graves que transbordam a capacidade humana. Destacada tendência ao misticismo.

Leopoldo: Do alemão "povo audacioso".

Letícia: Latim, significa alegria. Mostra força de vontade pouco comum, embora, por vezes, não consiga ver bem à sua volta. É própria de mulheres que se preocupam por satisfazer os desejos de quem não tem ajuda. Do latim "alegria".

Lídia: Grego, significa mulher de Lídia, uma região da Ásia Menor. Sua bondade e seu comportamento recatado nem sempre são bem interpretados pelos outros. Muitos chegam a confundir timidez com orgulho. Consegue sempre que o seu companheiro ceda e lhe dê razão. Do grego "irmã".

Lilian: Do latim "lírico".

Liliana: Do inglês Lilian, que significa pura, inocente. Variantes: Liliane, Liliam, Liliosa. É dotada de um temperamento impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão. Luta para alcançar suas metas. Sempre investe com sabedoria e precaução.

Linda: Espanhol, linda, bonita. Ótima conselheira, usa sempre de muita honestidade e clareza quando os amigos a procuram em busca de ajuda para contornar as dificuldades. O amor deve contribuir para tornar a vida agradável.

Line: Do latim Alina, agulha. Do celta Aline, graciosa. Variantes: Adeline, Alene, Aleen. Revela um temperamento sensível e reservado. É próprio de pessoas que preferem agüentar uma injustiça por exemplo, do que manifestar o seu incoformismo através de explosões ruidosas.

Lívia: Forma feminina de Lívio.

Lívio: Do latim Lividus, pálido, lívido..

Lorena: Latim, do reino de Lotério, indica tranqüilidade e integridade de ânimo, em especial nos momentos de tomar decisões definitivas. É próprio de mulheres que tratam seus assuntos com seriedade e evitam comportar-se com negligência.

Loreta: Latim, bosquezinho de loureiros. Diminutivo de Laura. Masculino: Loreto. Temperamental, ora é simpática e agradável, ora intolerante e sisuda. Por isso, enfrenta dificuldades nos relacionamentos, pois nem todos entendem suas mudanças bruscas de humor. Conquista facilmente o parceiro.

Luana: Africano, de Luanda. Variante: Luanda. Nome de pessoa bastante intuitiva e perceptiva das situações de perigo, como se contasse com um radar. Ela é fiel e exige fidelidade em troca.

Lucas: Do latim "luminoso".

Lucélia: Feminino de Lucélio, forma derivada de Lúcio, letim, luz. Representa o zelo e a paixão pelo estudo e pela sabedoria. É próprio de pessoas que têm em alta estima os sentimentos éticos e que se conduzem com honra e honestidade.

Lúcia: Feminino de Lúcio, latim, luz. Nome que significa preocupação pelos outros e por tudo que a rodeia. Pessoas que valorizam a amizade e a solidariedade. Costumam estar sempre dispostas a prestar toda a espécie de ajuda a quem solicita.

Luciano(a): Forma derivada de Lúcio.

Luciene: Feminino de Luciano, latim, forma derivada de Lúcio, luz. Variante: Luciana. Encara a vida com seriedade e procura ser correta em tudo o que faz. Mas nem por isso deixa de aproveitar os bons momentos e curtir as aventuras. Não lhe faltam boas oportunidades no amor, pois é muito cortejada.

Lucíola: Diminutivo de Lúcia, ver esse nome. Revela paixão pelas pequenas coisas que a vida oferece, porém sem as quais não seria possível ser feliz. É próprio de mulheres que valorizam as amizades antigas e a fidelidade.

Lucrécia: Dama romana famosa por sua virtude. Feminino de Lucrécio, latim. É uma pessoa que não precisa fazer muito esforço para ser agradável e conquistar a simpatia dos outros. Também não faz sacrifícios para realizar seus planos. É minuciosa nas suas tarefas.

Luis(a): Do alemão "guerreiro famoso, glorioso".

Luiziane: Variação de Luzia, que por sua vez, vem de Lúcia, latim, luz. Numa primeira abordagem, indica preocupação pelo saber total, profundo e verdadeiro. É próprio de pessoas com grande clareza de idéias e de projetos, a quem é difícil enganar com argumentos falaciosos.

Lurdes: Variação de Lourdes, francês, nome de origem religiosa, quase sempre composto com Maria (Maria de Lourdes). Pessoa extremamente ponderada e tímida. É a mais fiel das amigas; sabe como ninguém ouvir e guardar todos os segredos que lhe contam. No amor, procura sempre novas experiências. Do basco "altura escarpada".

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z